Você sabia que o estrogênio protege a saúde feminina ? Durante o período de vida hormonal mais ativa, a substância atua principalmente nos vasos sanguíneos, exercendo um efeito protetor vascular. Mas, com a queda de produção do hormônio, que se acentua por volta dos 50 anos, as paredes dos vasos podem ficar menos elásticas e mais vulneráveis. 

 

Vários estudos científicos já comprovaram a eficácia e a segurança da terapia de modulação hormonal para mulheres na menopausa ou que foram submetidas à cirurgia de histerectomia ( retirada do útero ). Uma destas pesquisas foi feita por especialistas da North American Menopause Society, que acompanharam mais de 7,5 mil mulheres por cerca de seis anos.

 

O resultado do trabalho mostrou uma diminuição de 20 % no risco de câncer de mama, além de redução do risco de morte por outras doenças, como as cardiovasculares. O estudo, publicado no periódico The Lancet Oncology, inclui mulheres que fizeram reposição hormonal apenas com estrogênio. 

 

Outro benéfico da terapia é a prevenção da osteoporose e das fraturas em mulheres acima de 60 anos, ou nos dez primeiros anos após o começo da menopausa. 

Fonte: revista longevidade em foco.